Uma vaga efetiva pode ser tão boa quanto uma vaga trainee?

28 Mar 2016 Autor: Jéssica Lopes • Categoria: Preparação


vaga-efetiva_vagatrainee_img-header

Claro que sim!

A diferença entre as vagas de trainee e efetivas está na estrutura do programa e não necessariamente nas chances de crescimento. Os programas de trainee costumam ter uma estrutura muito mais delineada, com tempo de desenvolvimento definido, job rotation e uma série de treinamentos que desenvolvem o Trainee no âmbito técnico e comportamental.

As vagas efetivas nem sempre têm um plano delineado anteriormente, mas isso não significa que o funcionário não terá desafios ou deixará de aprender. Pelo contrário, o plano de desenvolvimento individual existe e dependendo da empresa, o espaço para crescimento também é uma realidade.

Ou seja, apesar da estrutura ser diferente, os frutos adquiridos na vaga trainee ou efetiva dependem do quanto o funcionário de empenha e dos resultados que traz.

Seu Desempenho

Nem sempre foi assim. Há alguns anos o crescimento dentro da empresa dependia muito mais do tempo de casa do que da performance do profissional. Hoje em dia essa lógica vem mudando e a meritocracia está cada vez mais presente no mercado de trabalho. Dependendo do seu esforço, empenho e dos resultados que trouxe para a empresa, terá mais ou menos espaço dentro da organização. É um prato cheio para quem está motivado e quer crescer profissionalmente.

Sua posição

O seu crescimento também depende bastante do caminho que você ainda tem para percorrer. Em início de carreira, a curva de aprendizado (e crescimento) tende a ser muito mais acelerada, afinal, o profissional tem muitos cargos e responsabilidades para conquistar. No entanto, à medida em que vai subindo, o crescimento tende a ser mais lento.

Momento da empresa

Fusão, crise ou expansão? Tudo isso diz muito sobre as suas chances de crescimento dentro de uma empresa. Uma empresa em expansão pode criar novas oportunidades, áreas, cargos e novos negócios. Uma empresa em crise também pode ser uma oportunidade para o profissional que consegue pensar diferente, diminuir custos e repensar o negócio.

O ponto central é escolher uma empresa que tenha sua cara – seja ela uma empresa com programa Trainee ou não. Sua identificação com a empresa é a base para que você consiga se destacar no que faz!

Pronto para buscar uma vaga que te dê condições para crescer profissionalmente? A Seja Trainee pode te ajudar, conheça nosso trabalho de preparação para o processo seletivo.