Inscrições até: 21/1/2019
ESTADO: DF, PE, RJ, SC
DURAÇÃO: 12 a 24 meses
TEMPO DE FORMAÇÃO: De Dez/2016 Até Dez/2018
IDIOMA: Inglês Intermediário
Última atualização da página: 03/01/2019

COMPARTILHE

Empresa

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Instituído como uma pessoa jurídica de direito privado, sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, o ONS foi criado em 26 de agosto de 1998, pela Lei nº 9.648, com as alterações introduzidas pela Lei nº 10.848/2004 e regulamentado pelo Decreto nº 5.081/2004.

Para o exercício de suas atribuições legais e o cumprimento de sua missão institucional, o ONS desenvolve uma série de estudos e ações exercidas sobre o sistema e seus agentes proprietários para gerenciar as diferentes fontes de energia e a rede de transmissão, de forma a garantir a segurança do suprimento contínuo em todo o país, com os objetivos de:
(a) promover a otimização da operação do sistema eletroenergético, visando ao menor custo para o sistema, observados os padrões técnicos e os critérios de confiabilidade estabelecidos nos Procedimentos de Rede aprovados pela Aneel;
(b) garantir que todos os agentes do setor elétrico tenham acesso à rede de transmissão de forma não discriminatória; e
(c) contribuir, de acordo com a natureza de suas atividades, para que a expansão do SIN se faça ao menor custo e vise às melhores condições operacionais futuras.

O ONS é composto por membros associados e membros participantes, que são as empresas de geração, transmissão, distribuição, consumidores livres, importadores e exportadores de energia. Também participam o Ministério de Minas e Energia (MME) e representantes dos Conselhos de Consumidores.

Programa

O Programa Construir busca jovens potenciais para desenvolver valores e competências que garantam a continuidade e a evolução da organização. Procuramos formar profissionais alinhados à estratégia organizacional e empenhados em disseminá-la entre as equipes.

Criado especialmente para renovar o quadro de empregados da empresa, o Programa Trainee Nível Superior é a oportunidade para mostrar seu potencial e competência, familiarizando-se com o segmento da energia elétrica.

O Programa foi estruturado para ter duração de até 24 meses.

O setor de atuação do trainee será indicado pela área de Recursos Humanos de acordo com a formação acadêmica e disponibilidade de vaga.

A área destino do trainee é direcionada pela área de Recursos Humanos de acordo com a formação e disponibilidade de vaga.
Os trainees aprovados no processo seletivo são admitidos no regime de CLT por prazo determinado de 12 meses com possibilidade de renovação por igual período.

Após a admissão, passam pelas seguintes etapas:

Integração – carga horária prevista de 112 horas;
Curso: Análise da Evolução do Setor Elétrico (Parceiro: Gesel / UFRJ) – carga horária prevista: 32 horas;
Alocação na área destino.

Ao longo de todo o Programa, estão previstas ainda:
Visitas técnicas orientadas;
Realização do Plano de Acompanhamento e Dsenvolvimento do Trainee durante o Programa;
Avaliações periódicas.

Cada trainee terá um Tutor na sua área destino, que será o responsável pelo seu acompanhamento durante o Programa.

Pré-Requisito

CursosCursosCursos de TI , Administração, Eng. Elétrica, Gestão em Recursos Humanos, Pedagogia, Psicologia
Período de ConclusãoDez/2016 a Dez/2018
IdiomasInglês Intermediário
InformáticaConhecimento do Pacote Office.
DisponibilidadeResidir nos locais onde há vagas
Perfil e CompetênciasColaboração Foco nos resultados Inspira confiança