The Perfect Ilusion

01 Feb 2018 Autor: Juliana Bortoletto • Categoria: Prepare-se


Ter sucesso profissional, ser alguém, ter a carreira perfeita é o ideal. Mas será que é o real?

Hoje, ter chegado aos 30 sem ter um cargo TOP ou uma senioridade representativa é sinônimo de fracasso!

É, ou não é?

A necessidade e a pressão que sofremos, tanto internas quanto externas, para ser alguém no âmbito profissional nos faz enxergar pouco o que conquistamos e nos deixa apenas à vista o que AINDA não temos.

 

Mas por que a gente sente essa frustração?

É tudo uma questão de expectativa vs. realidade ao definirmos que Felicidade = Realidade – Expectativas. Quando a expectativa que criamos é maior que realidade que temos, a equação fica negativa, ou seja, estamos infelizes, e vice-versa.

Sendo assim, ao não conquistarmos a cadeira de CEO antes dos 30, nos sentimos fracassados, inferiores, ou que estamos fazendo alguma coisa de errado.

 

PARE!

VOCÊ NÃO ESTÁ FAZENDO NADA DE ERRADO!

 

  

VOCÊ NÃO PRECISA BRILHAR!

Deixe de lado tudo o que você ouviu sobre sucesso profissional e faça essa pergunta pra você: O QUE É MESMO SER BEM SUCEDIDO?

Random Winona Ryder GIF

 

Esqueça todos os significados de sucesso que foram “vendidos” pra você durante toda sua vida. Veja bem, não é uma questão de parar de almejar o melhor pra sí, mas sim descobrir o que é o melhor pra você!

 

Mas quem falou que você precisa ser CEO antes dos 30, ou se quer, um dia, ser CEO?

De onde vem essa expectativa (que sá, uma necessidade) tão intrínseca a nossa geração de que ser alguém é tão importante?

Desde pequenos somos motivados e incentivados a acreditar que poderíamos ser quem desejássemos, e que nossas trajetórias profissionais seriam espetaculares, induzindo nossa geração a criar identidade de protagonista em nossos subconscientes. Ou seja, estabilidade e prosperidade não são mais suficientes para nós. Queremos mesmo é dominar o mundo (e só nos realizarmos fazendo isso).

É aí que começa a bagunçar tudo. Porque, como se não bastasse, a coisa ainda piora pro nosso lado!

 

É TUDO UMA GRANDE ILUSÃO

Art Gaga GIF

 

 

Além de sermos superambiciosos, já que nos prometeram o mundo, e que nos basta apenas conquistá-lo, também nos foi induzido que somos altamente capazes disso.

Fomos condicionados também a nos sentirmos “o especial” entre todos os especiais. É mais ou menos assim:

 “mas é claro… todo mundo vai ter uma boa carreira, mas como eu sou incrivelmente magnífica, de um jeito fora do comum, minha vida profissional vai se destacar na multidão”.

Acontece que tem um probleminha nisso!

Não absorvemos a parte de que teremos que construir nosso sucesso. Construir leva tempo, custa suor e dedicação, e as vezes um pouquinho de lágrimas. Por isso, que  queremos pra ontem esse tal sucesso profissional.

 

Jerry Maguire GIF by Jerology

Somado a isso ainda somos impactados por alguns unicórnios conquistados no Linkedin e Facebook enquanto ainda capinamos o nosso jardinzinho de grama e algumas florzinhas. Aí automaticamente pensamos, e o meu unicórnio? Cadê?

Esses motivos nos levam a frustração de não estarmos onde nos foi dito que estaríamos.

Mas está tudo bem! Mesmo. Você está cultivando o seu jardim, plantando suas sementinhas pra deixá-lo robusto e um dia poder abrigar o seu unicórnio. Só não se cobre tanto por não o ter. Ainda!

Os unicórnios virão para quem cultivar direitinho o seu jardim. Ou seja, continuem sendo ambiciosos e se desenvolvendo como profissionais, parem de se comparar com outros e pensem bem como é o unicórnio que vocês querem abrigar, se ele tem a ver com um cargo ou com uma qualidade de vida.

É aí que você vai ver a mágica acontecer.

 

Juliana Bortoletto

PR na Matchbox