Quais são seus planos para 2014?

31 Jan 2014 Autor: Juliana Maffia • Categoria: Palestras Online


Todo começo de ano fazemos planos e promessas que inicialmente temos intenção de concluir. Mas muitas vezes falta esforço da nossa parte para que estes planos se concretizem. Afinal, se você sempre age da mesma forma, sempre alcançará os mesmos resultados.

Com nossos sonhos de carreira, a situação é a mesma. Para alcançar novas conquistas, como um trainee ou uma vaga efetiva, é necessário que haja um planejamento para que este sonho se torne realidade. Agora, como fazer para nos planejar?

No dia 22 de janeiro, a Seja Trainee realizou uma palestra online onde lançou a pergunta: Quais são seus desejos para 2014? Tanto na palestra, como com este texto, queremos ajudá-los nesta importante reflexão.

Para começar um bom planejamento, primeiro é preciso fazer uma retrospectiva do ano anterior. Da maneira que achar melhor, identifique quais foram suas conquistas e quais as metas não alcançadas. Reflita sobre elas, desta forma você fará um balanço de 2013.

Depois disso pense em seu momento atual. Reflita sobre o que busca ao se tornar trainee, sobre quais empresas combinam com você. Você pode saber tudo sobre uma empresa, sua história e sua missão, por exemplo, mas é importante que você pense se esta é a empresa certa para você. Qual sua motivação para tentar esta vaga? Isto o ajudará a entender melhor seu perfil profissional. O autoconhecimento, ou seja, saber quem você é e o que você quer, é essencial para fazer as escolhas certas em relação a sua carreira.

A partir disso, é possível começar a investir em seu plano. Precisa se dedicar aos estudos? Ou em uma viagem ao exterior? Decida aonde você irá aplicar seu tempo neste ano. Lembrando que não se deve traçar planos impossíveis. Se você tem dificuldade em colocá-los em prática, converse com amigos e familiares. Esta simples ação transforma uma ideia em algo palpável.

A espera pela condição mais favorável para tomar uma atitude pode ser longa. Por isso, se você quer mudar  precisa criar um hábito e torná-lo parte do seu dia a dia. Tenha em mente seu desejo e reflita se é isso que você quer. Se sua resposta for afirmativa, comece a pensar como irá colocar este plano em prática e  o que efetivamente irá fazer.

Mas cuidado com os sabotadores! Facebook, whatsapp, instagram…São tantas tentações! Além disso, há quem se compare com outras pessoas, ou até mesmo as famosas resistências. É importante identificar as armadilhas que tiram seu foco, e entender internamente porque é tão difícil realizar certas tarefas. Outro fator para se manter em mente é que suas metas devem ser renovadas ao longo do ano e não no final.

Para outras palestras online, acesse nosso canal do Youtube.