6 perguntas “armadilhas” feitas pelos entrevistadores em TODAS AS ENTREVISTAS.

17 Apr 2018 Autor: Juliana Bortoletto • Categoria: Prepare-se


Perguntar “qual animal você seria” tem toda uma teoria por trás e você nem imagina

 

Vocês lembram de um programa de televisão que desmascarava as mágicas do Mister M. Desculpe se eu voltei no tempo agora, mas é exatamente isso que a gente quer fazer pra vocês hoje. Vamos desmascarar o RH!

Muita gente não sabe mas assim como os mágicos, o RH é cheio dos truques na hora de entrevistar e selecionar os candidatos. Por isso, vamos expor esses truques pra vocês no texto abaixo.

 

Vocês já devem imaginar quais são as perguntas pegadinhas, mas sabem qual o significado delas? Toda pergunta que o RH faz nas entrevistas serve pra te avaliar de alguma forma e você nem sabe, mas agora saberá!

Chega de ladainha, vamos as perguntas e como “dibrá-las”.

 

 

  • Me fale um pouco sobre você

Essa é clássica e geralmente é a primeira pergunta feita pelo RH. Por incrível que pareça, tem gente que se embanana logo de cara.

Gente, PRESTENÇÃO, a entrevista é o momento que você tem pra fazer o seu marketing pessoal e essa pergunta é o momento de você mostrar, confiança, eloquência e domínio da sua área.

 

É essa a pegadinha, o entrevistador quer saber se você fez a sua lição de casa. Se você consegue se expressar bem, se consegue “vender seu peixe”. Aqui, além de avaliar as suas experiências profissionais, o entrevistador consegue mensurar, seu nível de interesse pelo seu tom de voz, sua postura, coisas desse tipo

#Dica: treino na frente do espelho é a chave do sucesso!

 

austin powers hello GIF

 

  • Como você se descreveria em 1 palavra?

 

Quem consegue? Me diz?

 

Todos nós somos multifacetados, somos um conjunto de qualidades e defeitos que formam a nossa personalidade e nos resumirmos em uma palavra só é a maior pegadinha de todas.

O entrevistador quer entender sobre a sua personalidade, claro, mas principalmente sobre a sua autopercepção! A linha entre confiança- arrogância e humildade-timidez é muito tênue e essa pergunta te coloca nessa posição.

Pra sair dessa emboscada, pense sobre o que o pessoal que trabalha com você diria. Qual é a característica mais marcante percebida pelos seus amigos? Usar isso como justificativa também é uma boa! Por exemplo:

 

“olha, o pessoal que trabalha comigo diz que eu sou muito agitado, mas é porque eu gosto de estar envolvido em vários projetos e acabo me empolgando..”

 

 

kyle hill comics GIF by Because Science

 

  • Me fale 3 qualidades e 3 defeitos seus:

 

A questão queridinha dos recrutadores e eu particularmente amo essa!

“Ai meu maior defeito é ser muito perfeccionista”

 

Essa frase virou meme já. A questão aqui não é fazer um bingo corporativo onde você coloca como defeitos, atributos seus que não são defeitos (perfeccionismo, muito crítico etc…)

Pode apostar que os recrutadores têm um radarzinho que conseguem detectar quando eles estão sendo enrolados e essa é o momento em que eles dão corda pra vocês se enforcarem e tem uns que se enforcam mesmo.

 

A pegadinha aqui é você ter consciência dos seus pontos fortes e como isso pode ajudar a empresa a qual você está se aplicando, assim como seus pontos de melhoria e o que vocês está fazendo para desenvolvê-los.

 

Quanto mais honesto você for aqui, mais pontinhos você ganha.

 

 

  • Por que você quer trabalhar aqui?

Como se ninguém tivesse boleto pra pagar, né?

Mas tirando os boletos, o que te encantou na empresa? Desembesta a falar tudo que realmente te atrai na empresa e expresse as suas expectativas de como seria se você já tivesse trabalhando lá.

Aqui eles querem saber se vai rolar um MATCH! Se os seus valores estão de acordo com os valores da empresa e vice-versa.

 movie cash the godfather francis ford coppola gangster movie GIF

 

  • Por que você quer sair do seu emprego atual?

PEGADINHA ALERT!

Essa aqui é traiçoeira! Além de entender o que te levou a procurar outro emprego, os entrevistadores estão atentos sobre o que você irá falar sobre a sua empresa, seu chefe e seus colegas.

A dica é: fale sobre o futuro. O que motivou a sair? Seja seu desenvolvimento, novos desafios…

 

uninterested meryl streep GIF by 20th Century Fox Home Entertainment

 

  • Onde você se ve em 5 anos

Do contrário ao que se pensa, essa pergunta não mede sua ambição e sim seu nível de noção de vida

Muita gente mete essa meta lá nas alturas achando que tá arrasando na entrevista porque demonstrou sede de crescimento. Mas se você tiver feito uma análise macroeconômica do seu ambiente, ou seja, estudou o mercado, a média de crescimento para o segmento da empresa, o cargo que você quer ocupar e quais os níveis que vem acima dele, você vai ter uma noção real de onde você poderia estar em 5 anos caso sua performance seja representativa.

É uma pegadinha sim, porque você tem que saber essa resposta antes de entrar na sala de entrevista. Tem que estar atento ao que acontece no mundo como um todo e sua resposta vai ser baseada nisso.

Se você mandar bem nessa pergunta, vai derreter o coração do mais carrasco dos entrevistadores.

summer chilling GIF

Aproveitando que a copa tá chegando, se o mundo corporativo fosse o mundial, a entrevista de emprego é a fase dos pênaltis. Só depende de você fazer o gol. Então, aproveite que você chegou até essa etapa e explore o máximo do seu potencial, sem cair nas pegadinhas 😉