O que você pode aprender com 591 trainees aprovados?

01 Jun 2015 Autor: Jéssica Lopes • Categoria: Palestras Online



Logo_baixa (para internet)A Palestra online “Você sonha em ser Trainee” apresentada na última quarta-feira, resgatou os principais insights da pesquisa Trainee do Futuro, realizada pela Seja Trainee em parceria com a Across. A pesquisa contou com a participação de 591 Trainees aprovados em 66 diferentes empresas. Uma grande oportunidade de aprender com os aprovados o que é preciso para se preparar e ser bem-sucedido nos processos seletivos!

Para começar a palestra, buscamos entender qual era a principal motivação dos aprovados ao buscar um programa Trainee. 68% trouxeram o desenvolvimento acelerado como o principal motivo. Vimos que práticas como Job Rotation, visão generalista do negócio, além do contato com lideranças são aspectos valorizados. Os resultados chamaram atenção, já que todos remetem ao desenvolvimento do Trainee, que ganha responsabilidades e se envolve com projetos diversos ao longo do programa.

Ainda pensando no desenvolvimento acelerado, perguntamos aos Trainees quanto tempo eles ficariam na empresa na qual foram aprovados. A grande maioria, para nossa surpresa, respondeu que pretende ficar mais de 10 anos, mostrando que, apesar da geração Y ser marcada por mudanças constantes, esse crescimento acelerado pode ser encontrado dentro de uma mesma organização, desde que haja um plano de carreira estruturado e que promova desenvolvimento constante!

“Nós somos bem cobrados, temos projetos e prazos de entregas o tempo todo. Os diferentes projetos proporcionam conhecimento aprofundado. É essa experiência que garante o desenvolvimento para que a gente venha a ocupar outros cargos”, diz Ana Carolina Ribeiro, Trainee Duratex e cliente da Seja Trainee  

“Em quantos processos você pretende se inscrever para ser aprovado?” Jogamos a enquete em tempo real para os participantes da palestra e 43% dos participantes responderam entre 6 a 10 processos.

Comparamos então, esse resultado com a pesquisa realizada com os Trainees aprovados. 49% deles se inscreveram em até 5 processos, mostrando que cada vez mais a assertividade na escolha de uma empresa que tenha sua cara é um peso para o sucesso no processo seletivo.

Mais do que ter clareza da empresa que o interessa, é imprescindível se preparar para o processo. Para os Trainees aprovados, essa preparação consiste em dois pontos: o primeiro é pesquisar sobre a empresa, e nesse sentido, a principal ferramenta é o site oficial da empresa. O segundo ponto é investir no autoconhecimento e entender mais sobre si mesmo, seu valores, motivações, pontos fortes e de desenvolvimento.

“Conhecer a empresa é entender mais sobre seu segmento, os resultados que vem alcançando, os objetivos a curto e longo prazo. Mas o processo seletivo não é uma prova de conhecimentos. É preciso ter clareza de onde seu perfil cabe nesse contexto e por que é importante pra você trabalhar lá, daí a importância do autoconhecimento”, diz a consultora Jéssica Lopes.

Muitos candidatos continuam buscando a receita para ser Trainee, mas as características e competências dependem muito do que cada empresa precisa e cultura que a rege. Segundo os critérios da Across, em geral, os candidatos são avaliados por 4 principais aspectos, que são: pensamento, entrega, influência e adaptação.

“O primeiro passo é entender no que você tem facilidade e como utilizar isso a seu favor”, diz Luís Abdalla, diretor da Seja Trainee. Por exemplo, você se destaca por ser um bom planejador? Tem boa capacidade analítica? Consegue organizar seu raciocínio e argumentar a favor de suas ideias? Consegue ser resiliente e adaptar os planos frente ao cenário encontrado? Tem facilidade em estruturar tarefas e prazos de curto e longo prazo?

 “A melhor academia para o processo  ideal é descobrir quais são as competências que você tem mais desenvolvidas” ressalta Luís. A mensagem que fica é que dessa forma você consegue se destacar naturalmente e se sente muito mais seguro com a concorrência”.

 A palestra foi concluída com a participação da trainee Ana Paula Ribeiro, que contou sobre sua preparação com a Seja Trainee “Tinha muitas experiências e fiz muita coisa na faculdade, mas não conseguia desmembrar tudo aquilo em competências e habilidades. O plano de preparação me ajudou a contar minha história e mostrar no processo seletivo que eu era capaz de ser Trainee”. 

Quer assistir a palestra online na íntegra? Este mês disponibilizamos a palestra inteira em nosso Youtube!