KPMG KICC: Conheça os desafios e aprendizados de uma competição de cases internacional!

30 Nov 2016 Autor: Luiz Cascaldi • Categoria: Trainees na Prática


banner_300x300_trainess_na-_pratica_kpmg_nov16Quão grande podem ser os desafios e os aprendizados envolvidos  na participação de uma competição de cases internacional?

O KPMG International Case Competition (KICC) é uma competição de estudo de casos composta por jovens universitários e recém-formados de vários lugares do mundo, onde a KPMG no Brasil utiliza esta competição como uma ferramenta de seleção de trainees para a prática de Advisory nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os candidatos aprovados no processo seletivo KICC participarão de uma competição local de estudos de caso para definir os 4 trainees que representarão o Brasil frente a outras KPMGs do mundo. A cada ano a competição mundial acontece em um país e em 2017 será em Lisboa, Portugal, durante 4 dias, com tudo custeado pela KPMG.

Conversamos com a Olivia Boschini, uma das integrantes do Time Brasil 2015 do KICC que foi para Dubai, e que atualmente é Consultora Plena de Management Consulting SSOA  na área de Advisory. Confira!

MyTrainee: Faça uma breve apresentação sobre a sua vida profissional (Universidade, intercâmbio, experiências anteriores, etc).

Olivia: Em 2014 me formei em Administração de Empresas pela FACAMP (Faculdade de Campinas). Durante o último ano de faculdade estagiei em Aftermarket na Eaton, multinacional norte-americana líder global em gerenciamento de energia elétrica, hidráulica e automotiva. Desde criança viajei muito, com família e amigos, e tive a oportunidade de conhecer 19 países diferentes, aprendendo um pouco sobre as diversas culturas. Além disso, morei em Santiago do Chile, onde pude aprimorar a fluência na língua espanhola em período integral.

 

MyTrainee: Por que você escolheu a KPMG para ser trainee?

Olivia: Durante o processo de escolha das empresas que mais me interessariam trabalhar, procurei conversar com alguns amigos que já estavam no mercado de trabalho. Ouvi diversos elogios sobre os profissionais que iniciavam suas carreiras em Big4 e, de longe, o processo de trainee da KPMG (KICC) chamou a minha atenção.

 

MyTrainee: Fale sobre o processo seletivo para ingressar na KPMG. Qual etapa você considerou a mais desafiadora?

Olivia: O que mais me agradou no processo seletivo da KPMG foi o fato de que as respostas entre as etapas da seleção eram enviadas em curtos espaços de tempo e isso ajuda muito a diminuir a ansiedade e angustia ao longo do processo de seleção. A etapa que mais me senti desafiada foi no Painel com Gestores, onde tive que elaborar uma apresentação sucinta e objetiva sobre o que era Consultoria, e apresentar a minha opinião na frente de excelentes profissionais.
MyTrainee: Compartilhe conosco como foi participar do KICC representando a KPMG Brasil. Como foi a preparação para a final mundial?

Olivia: Definitivamente o KICC é o pontapé inicial perfeito para qualquer jovem iniciando sua carreira. A rede de networking que você constrói, além de todo o aprendizado nas metodologias de resolução de casos, não são encontrados em qualquer programa de trainee.

 

MyTrainee: Para onde você foi e quais foram os momentos mais inesquecíveis da competição?

Olivia: A viagem para Dubai em si foi inesquecível. Não só pelo enorme aprendizado que tivemos em um curto espaço de tempo, mas também pelas pessoas que tivemos a oportunidade de conhecer em um país absolutamente incrível.

img_20150227_172727250_hdr

MyTrainee: Como é a sua rotina de trabalho na KPMG hoje?

Olivia: Como esperado, na Consultoria é um pouco complexo falarmos de rotina. Atualmente, como Consultor Pleno, estou em um projeto que, ao mesmo tempo que demanda bastante tempo e dedicação, também me permite organizar minhas tarefas pessoais. Estou trabalhando em uma equipe de aproximadamente 8 pessoas e, apesar das diferenças de cargos e idade, a rotina de trabalho flui com muita tranquilidade e todos se ajudam muito através do compartilhamento de experiências.

 

MyTrainee: Como você enxerga o papel dos trainees na consolidação da missão da empresa?

Olivia: Acredito que o trainee tem papel fundamental para qualquer empresa. Por se tratar de um jovem recém-formado, as suas ideias e o amadurecimento de sua postura profissional são fundamentais para alavancar qualquer negócio.

 

MyTrainee: Para terminar, deixe uma mensagem para quem quer fazer parte da KPMG e vai participar do processo seletivo para o KICC 2017.

Olivia: Estou certa de que o KICC é uma excelente opção para aqueles que desejam iniciar a carreira com chave de ouro. Se organizem, se preparem e estejam confiantes ao longo de toda a competição. Podem ter certeza que, no final, valerá a pena!

 

Clique aqui para saber mais sobre o KPMG KICC e inscreva-se!