Dinâmica online vs. Dinâmicas presenciais

09 Oct 2018 Autor: Juliana Bortoletto • Categoria: Prepare-se


Como mandar bem nos dois tipos e impressionar tanto no pessoal quanto no virtual

 

Você passou pela avaliação do currículo, pelos testes online intermináveis e aí chega a hora da dinâmica de grupo. Beleza, tô preparado, separei o lookinho perfeito, treinei minha apresentação pessoal até com meu cactos, já sei que tenho que participar e interagir com o grupo e aí noto que a dinâmica de grupo vai ser online.

Oi?!?!?!franchesca ramsey what GIF by chescaleigh

Pois é meu xovem, passou da hora das empresas se aventurarem no mundo das dinâmicas online, afinal, estamos vivendo uma transformação digital em que a tecnologia nos permite realizar várias tarefas por meio de apps e softwares e os processos seletivos estão seguindo esse caminho. Por isso, fizemos um apuradão do que você precisa saber sobre as dinâmicas online e presenciais pra você manjar dos paranauê!

 

O que é igual para as duas?  

  • Seja pela tela do pc ou no tet a ter, lembre-se que você não vai participar por três horas de uma dinâmica e ficar calado. Então, bota a cara no sol e participe de verdade.
  • Você estará sendo avaliado por todas as suas reações. Tipo todas mesmo. Tome cuidado pra não parecer desinteressado e pouco ativo. Acreditem, isso é o que mais desclassifica os candidatos.
  • Por mais que seja uma competição, o cara que tá participando junto com você não é seu inimigo. #DICADEOURO: Uma das coisas que os recrutadores observam é o espírito de equipe, colaboração e disposição para ajudar os outros.
  • Pode esquecer o personagem. Espontaneidade vale mais do que qualquer outra qualidade. É o clichezão que nunca sai de moda do “seja você mesmo”, e mermão, vamo combinar, ninguém consegue manter a máscara por muito tempo. Se conseguir você deveria estar na Globo e não no processo seletivo.

 

O que prestar atenção nas dinâmicas online?

  • Conexão da internet, áudio e câmera do PC

Mas é obvio né?! Só que não! Cerca de 32% dos candidatos das dinâmicas online  –  realizadas pela Matchbox – são desclassificados porque não conseguem participar da dinâmica por problemas de conexão e estabilidade da internet, áudio danificado ou muito baixo e câmera que não consegue filmar o candidato adequadamente.

 

  • Teste a ferramenta antes.

Se você já souber qual plataforma será realizada a dinâmica, teste ela antes da dinâmica começar, fuce o software, entenda como você pode usar isso ao seu favor.

 

  • Ambiente

Provavelmente você vai fazer a dinâmica da sua casa. Então escolha um cômodo que tenha boa iluminação, que seja tranquilo e quieto sem muito eco para não atrapalhar o entendimento do recrutador e que você consiga se concentrar no que está fazendo. Se não estiver em casa, busque um local com essas características. Até porque, todo mundo lembra do meme que virou aquela entrevista que o repórter é interrompido pelos filhos e pela babá né?

 

  • Atenção

 

As dinâmicas online são mais conturbadas porque cada candidato está em um local, e assim fica mais fácil, um atropelar o outro na hora de falar e de apresentar suas ideias. Neste momento é muito importante ter uma organização na hora de falar, e você pode até dar essa ideia antes de começarem as discussões, para que cada um tenha sua vez de falar.

 

Agora é com você! Mas antes, queria te dar mais uma luz.

sunny day funny images GIF by Cheezburger

 

Sempre que a gente sabe o porquê de alguma coisa, fica mais fácil atender às expectativas daquela parada. Então vamos lá.

As dinâmicas de grupo, pro RH, serve pra ver se o candidato tem fit com a vaga mesmo, como ele interage em grupo, sua habilidade em resolver problemas, se ele tem a tão famosa inteligência emocional frente ao desafios propostos e outras cositas mas.

Agora uma curiosidade inútil que pode te ser útil algum dia. O termo “dinâmica” vem da palavra dynamike e foi muito usado na física para estudo dos movimentos e etc.. (não sei muito bem porque sou de humanas). Enfim, lá pros anos 40 um psicólogo alemão começou a fazer estudo com grupos de pessoas pra entender o comportamento de diversos grupos e suas motivações. Esse moço percebeu que quando estamos em grupo nosso comportamento muda. Dependendo do ambiente em que estamos, no meio de pessoas seja isso sociedade, a família, emprego, amigos, nossas atitudes variam de acordo com a nossa percepção sobre nós mesmos nesses ambientes.

E foi assim que nasceram as dinâmicas de grupo para avaliar o comportamento da galera.

Espero que esse texto tenha ajudado vocês a se sentirem mais preparados para as dinâmicas que vocês vão enfrentar ao longo da vida, afinal, a vida é uma grande dinâmica de grupo e estamos sendo constantemente avaliados por todos o tempo inteiro. #reflita #mindblowing