De ex-candidato para candidato – Entrevista com a Marina Amaral, Ex Leadership Experience e atual Coordenadora de Envase de ITU.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Voltei com mais um conteúdo incrível para deixar vocês com o gostinho de quero mais (Quero mais é trabalhar na HEINEKEN)!

Agora foi a vez de conversar com alguém já passou por tudo que vocês estão passando pra contar um pouco das experiências dela durante o programa e a visão dela de como é ser um líder HEINEKEN.

Entrevistei a Marina Amaral, Coordenadora de Envase de fábrica de Itu, que participou do Programa em 2018. Marina já havia saído da faculdade fazia um tempo e possuía outras experiências profissionais mas, naquele momento, buscava desenvolver suas skills de liderança.

O papo foi muito esclarecedor e vamos falar um pouquinho de tudo: como foi o seu momento de candidata, o que ela sentiu ao ser aprovada, e como é estar lá dentro, com as oportunidades e desafios que a empresa proporciona para os novos líderes da companhia. Além disso, ela vai dar algumas dicas interessantes pra quando você for aprovado. Vamos nessa?!

 

Momento candidata

A Marina conta que o processo foi muito intenso e rápido. A ansiedade, a tensão diária para os retornos, todas as etapas do processo, tudo foi uma experiência muito relevante para o seu crescimento profissional, ainda que, se ela pudesse voltar no tempo, disse que seria menos ansiosa e aproveitaria cada momento. É difícil se dar esse conselho, depois de ter vivido tudo isso e saber que o resultado seria positivo, mas hoje, entende que toda essa vivência foi algo que ela levará para a vida toda.

Desde o início do programa, ela sabia o que queria para a sua carreira. Havia se descoberto como pessoa, foi transparente o tempo todo, e sentiu que era isso que a HEINEKEN buscava para os seus futuros colaboradores. Foi então que rolou o match com a empresa.

 

Aprovada no programa

Foi a melhor notícia que a Marina poderia ter recebido. Depois de toda intensidade de participar do processo seletivo, a notícia de que ela seria a nova trainee da companhia,  foi uma sensação inexplicável e um marco na sua vida profissional. O onboarding do programa é uma imersão de um mês e meio em todas as áreas e os trainees passam por uma fase de job rotation que dura cerca de 5 meses. Então, é chegada a hora do direcionamento de cada trainee para a área de seu interesse. Marina havia escolhido a área de Envase, mas não sabia para qual unidade de fábrica seria enviada. Ela foi destinada para a fábrica de Itu, exatamente como planejava, mas não esperava enfrentar os desafios que teve em todos os momentos, e agradeceu muito a postura de todos os gestores em seu desenvolvimento.

Como tudo era novo, Marina não tinha um preparo sobre gestão, mas sempre sentiu necessidade de desenvolver suas skills de liderança. Durante todo programa sempre foi muito cobrada disso e percebeu que, a partir do momento que tivesse uma equipe, saberia como seguir com seu papel de gestora. Assim, procurou pequenos desafios dentro da companhia, coordenando equipes pequenas, se envolvendo em projetos de destaque na sua área, e tendo insumos para que começasse a desenvolver o seu próprio perfil de liderança. O mais legal e gratificante foi receber todos os feedbacks de agradecimento após sua passagem dentro de cada equipe.

Todo esse processo de desenvolvimento fez com que ela refletisse sobre as diversas competências que um líder precisa ter para liderar uma equipe: ser humano, pensar na segurança do trabalho, ser o suporte quando necessário, pensar em soluções, e entendeu que seu grande papel como liderança é trazer a cultura HEINEKEN para dentro de sua equipe.

 

Estilo de liderança na HEINEKEN

Dentro da HEINEKEN, Marina conta que existem diferentes estilos de lideranças: tem os líderes técnicos, os mais conservadores e os que são totalmente focados em pessoas.

No seu desenvolvimento, a Marina se identificou completamente com a cultura da HEINEKEN e se considera uma líder focada em pessoas – muito humana em suas decisões estratégicas e que acredita que as pessoas são capazes de mudar o jogo ao decorrer da gestão. Com a confiança você dá a liberdade, o acesso, e isso impacta nos resultados. Isso endossa atitudes inovadoras e mostra aos colaboradores que eles devem pensar fora da caixa, ir além dos seus pensamentos do dia-a-dia, mas sempre focando nos resultados. Por último, e não menos importante, a comunicação, que também é a base de qualquer liderança. É preciso compartilhar os planos, demonstrar onde se quer chegar, como chegar lá, e dividir ideias e conquistas com todo o time.

 

O sentimento de trabalhar na HEINEKEN 

Para Marina, duas palavras definem a HEINEKEN: o orgulho e a paixão! Ela tem orgulho de estar onde está hoje e por ter passado por todas as experiências que o programa proporcionou. Todos os dias, quando ela acorda com motivação, entusiasmo, vontade de fazer acontecer, assim como a hora que ela encerra o expediente e volta pra casa e vê o letreiro iluminado com o nome da HEINEKEN, todas essas sensações fazem ela perceber que está no lugar certo.

Um momento marcante para Marina, e que ela reconhece como o “dia em que conheceu a empresa de verdade” foi quando acompanhou todo o processo de produção da bebida. Foi nesse dia que ela entendeu todo o propósito e conseguiu visualizar todos os valores da empresa, além de enxergar o porquê da credibilidade da marca. Marina conta que não fazia ideia do tamanho do desafio que era trabalhar em uma fábrica imensa, complexa e cheia de coisas novas todos os dias.

 

Dicas para os futuros líderes 

Você que vai entrar agora no programa, vamos deixar algumas dicas de ex-trainee para futuros trainees que a Marina compartilhou e considerada essencial para o sucesso dentro da HEINEKEN.

“Vocês irão entrar em um ambiente desafiador, mas não percam um minuto a vontade de fazer as coisas acontecerem e nem de fazer acontecer de forma diferente. Irão encontrar resistências, mas não deixe de insistir e ir atrás para novas mudanças, mesmo com todas as dificuldades durante os desafios.

Vocês serão as sementes que irão para cada unidade da HEINEKEN, para plantar e desenvolver um mundo melhor.

Sejam verdadeiros, se conheçam antes de entrar em qualquer processo seletivo, pratiquem autoconhecimento, entendam em qual momento de vida vocês estão, sejam honestos, e se der tudo certo, tragam coisas diferentes, novas, e plantem as suas sementinhas dentro da HEINEKEN.”

 

podemos falar assim?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos relacionados

Compartilhe esta vaga

Compartilhe com seu amigos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp