Me dá um job pelo amor de deus!

30 Oct 2018 Autor: Juliana Bortoletto • Categoria: Prepare-se


Você não arranja emprego de jeito nenhum? Fez mais de mil entrevistas e não passou na vaga? Que que tá conteseno?

sad nasim pedrad GIF

 

“Todos nós já passamos por isso. Você sabe que aquela vaga é a sua cara, mas aparentemente isso não é o bastante. No último ano da faculdade eu fiz mais de 100 inscrições de vagas de emprego, participei de vários processos longos até chegar na entrevista final para me rejeitarem depois, falando que eu não tinha experiência necessária para a vaga.”

Esse é um relato verdadeiro de uma jovem americana, mas que faz sentido pra qualquer um que tá na labuta por um job na sua área. As vagas parecem absurdas, exigem experiência e qualificações para um salário que não paga nem o boleto da brusinha.  Mas essa é a realidade atual e se você não aceitar, outro vai lá e aceita. (ou vai dizer que você nunca ouviu um “tem muita gente boa querendo trabalhar”). Pois é, mas não tá fácil pra ninguém e se você se encontra nesse momento, vou te dar uma luz do que você pode fazer pra se destacar.

 

  1. Fique ligado nas boas práticas da sua área.

Cara, infelizmente isso só depende de você. Vou usar como exemplo, um profissional da área de design. Primeiramente, antes de mais nada, o que faz de um designer o melhor designer? Empatia, pra entender o que o cliente quer?  Talento? Estar ligado nas tendências? Agilidade?

Aqui você precisa descobrir o que torna uma pessoa referência naquilo que ela faz e começar a internalizar isso. Um bom designer tem que ter um bom senso estético. Como faz isso? Pesquisando, buscando referência, exercitando, testando. A prática leva a perfeição certo, então se liga nas tendências do seu mercado e explore isso no seu dia a dia o máximo puder.

 

  1. Marcar bate papo com pessoas estratégicas.

Contatinhos sim!

Sabe aquela entrevista que você não passou? Imagina se você manda um inbox no linkedin da recrutadora ou o gestor pedindo pra marcar um café pra falar sobre o mercado de vocês.

Um ponto pela proatividade você já leva. E se tem uma coisa que eu posso te garantir é que atitude vale mais do que qualquer experiência, mais que qualquer currículo bom.

 

  1. Acumular certificados.

Não tem nada que impressiona mais do que um selinho no currículo. Hoje existem cursos online que podem te oferecer mais experiência em determinada área. Assim você vai acumulando mais e mais habilidades pra conquistar a  vaga que deseja no futuro. Se você não sabe por onde começar, vá em um job description de uma vaga de seu interesse e identifique quais habilidades necessárias você precisa aperfeiçoar.

 

  1. Mantenha seu currículo atualizado sempre e seu linkedin ativo

Parece óbvio mas não é. Me responde uma coisa, se você tivesse uma entrevista hoje, seu currículo estaria pronto para ser enviado? E o seu linkedin, há quanto tempo você não interage na plataforma? São duas coisas simples, mas que fazem toda a diferença na procura do trampo perfeito.

 

Achar um trampo não é fácil. Mas também não precisa ser o fim do mundo. Oportunidade tem, você só precisa de dedicação pra caçar a sua vaga ideal. E digo caçar mesmo. Não ache que a vaga ideal vai cair no seu colo. Ela não vai. Então vá atrás dela, passe horas procurando, se dedique pra isso, porque uma hora ou outra você vai conseguir o que quer.