Consciência Negra: estatísticas do negro no mercado de trabalho.

17 Nov 2017 Autor: Juliana Bortoletto • Categoria: Prepare-se


O dia 20 de novembro, dia da consciência negra é um marco para o movimento negro na luta pelos seus direitos e resgate da cultura afro-brasileira.

A data homenageia a morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no País.

O principal objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

Esse momento é importante para evidenciar os contrastes que ainda existem  entre brancos e negros e a necessidade de continuar lutando por transformações que alterem definitivamente as injustiças e os preconceitos que envolvem os negros em nosso país.

Com base em dados atuais fornecidos pelo IBGE, PME e Instituto Ethos, montamos um infográfico que aborda um pouco algumas estatísticas relacionadas aos negros e o mercado de trabalho.

 

Iniciativas de conscientização são fundamentais para a inclusão e incentivo à diversidade. Hoje, essa cultura está enraizada e muitas vezes isso passa despercebido no mundo corporativo. Por isso, a cultura da diversidade e ações que promovem esse movimento são imprescindíveis para que a mudança nesse cenário seja feita. Prementemente.