Conheça os possíveis caminhos para começar sua carreira

21 Feb 2014 Autor: Juliana Maffia • Categoria: Palestras Online


Na última quarta-feira, dia 20/02, a Seja Trainee realizou a Palestra Online “Possíveis Caminhos para iniciar sua carreira”, que contou com a equipe de desenvolvimento da Seja Trainee e a participação especial de Fernanda Maciel, consultora da Across.

O sentido do trabalho foi o ponto de partida. Mostramos que o conceito de trabalho vem mudando ao longo do tempo. Se antes ele era encarado como um sofrimento, e com fins ligados ao sustento, hoje em dia essa ideia já mudou bastante: busca-se trabalhar com algo ligado a talentos, paixões, preferências e afinidades. E muito além de salário e benefícios, o trabalho aparece atrelado ao prazer.

Nesse sentido, Fernanda Maciel contribuiu com a visão de recrutadores. Mostrou que a falta de clareza quanto ao caminho a ser trilhado para sua carreira reflete no seu desempenho em processos seletivos. Nesse sentido, o autoconhecimento aparece como uma alternativa na medida em que promove maior clareza e segurança quanto ao que você busca para sua vida profissional.

O Mapa de afinidades, atividade prática proposta durante a palestra, seguiu com a linha de autoconhecimento: promoveu o resgate suas experiências acadêmicas e um balanço quanto ao que lhes agradou ou não, e o porquê disso. Ou seja, quais competências, atividades e temáticas estavam envolvidas em uma atividade e chamou sua atenção? A intenção da atividade foi refletir sobre cada experiência, buscando as principais motivações para cada uma delas.

Em seguida, trouxemos alguns depoimentos sobre pessoas que optaram por diferentes caminhos para suas carreiras. Esses depoimentos trouxeram um retrato da realidade, contendo os maiores desafios, vantagens e desvantagens de cada escolha. A exposição de diferentes caminhos para a carreira deu margem para discutir a lacuna entre expectativa e realidade.

Ao escolher um possível caminho, é importante realizar uma investigação interna e entender o que faz mais sentido para seu momento profissional, e mais do que isso, planejar-se sobre seus próximos passos, tendo consciência de que a realidade tem seus desafios e desvantagens, e que é preciso ter clareza de seus objetivos profissionais para conseguir encarar as barreiras e seguir com seus propósitos.

Ao final, Fernanda ajudou a responder alguns questionamentos decorrentes da exigência do mercado quanto às experiências em início de carreira, frisando que dar destaque aos aprendizados e competências adquiridas em cada uma delas, seja no âmbito acadêmico ou profissional, é uma forma de mostrar o que você tem a oferecer para o mercado.

Não deu pra acompanhar a palestra? Você pode conferir o vídeo em nosso canal do Youtube!

O trabalho de Consultoria & Coaching realizado pela Seja Trainee busca clarear seu perfil profissional, motivações e preferências, além de preparo para cada fase específica do processo seletivo. Entre em nosso site e entenda melhor como esse trabalho pode ajudar você também a se conectar sua essência e despertar seu potencial de liderança!