Como preservar sua imagem nas redes sociais?

09 Apr 2015 Autor: Juliana Maffia • Categoria: Prepare-se


As redes sociais são um fenômeno da internet que veio para ficar. Por mais que se discuta a necessidade ou não de tais ferramentas, a verdade é que quem não utiliza as redes sociais “está por fora”. Inclusive perdendo boas oportunidades de negócio e deixando de se informar a respeito de vagas de empregos.

Com algumas redes sociais com foco mais profissional, como o LinkedIn, e as outras já totalmente adaptadas e integradas ao ambiente corporativo, como Facebook, Twitter e Instagram, a pergunta que se faz é: o que eu posto no meu perfil pode influenciar a minha imagem profissional? A resposta é sim! O seu comportamento online pode tanto ajudar como prejudicar você no trabalho e na carreira profissional.

Muitas empresas observam o perfil do candidato nas redes sociais antes de empregá-lo e também durante o período em que o mesmo está trabalhando na organização. Em alguns lugares, o simples fato de acessar redes sociais no horário de expediente é infração grave.

O que dizer então de funcionários que vivem reclamando do trabalho, denegrindo a empresa, o chefe, e mostrando claramente sua insatisfação quanto ao cargo que ocupam?

Há quem ainda pense que rede social é coisa de adolescente e que o chefe nunca vai ler nada escrito lá. Puro engano: as empresas estão conectadas sim, e seus superiores podem ler o que você posta na rede publicamente.  

Veja 5 regras de etiqueta na internet ou “netiquetas

1. Seu comportamento offline também conta

Aquelas fotos daquela noitada com os amigos regada a muito álcool e rock’n’roll pode impactar negativamente no seu ambiente de trabalho. Passar a imagem de uma pessoa completamente irresponsável nos horários de folga, certamente não fará nenhum bem à sua carreira. Segure-se nas fotos – se você achar que tem necessidade mesmo de mostrar como foi sensacional aquela festa, melhor enviar as fotos por mensagem privada.

2. Melhor ser feliz do que ter razão

Participar de muitas polêmicas online não ajudam a melhorar sua imagem. Pelo contrário, elas podem deixar você com fama de chato, arrogante e intransigente. Não vale a pena – além de ser desgastante e improdutivo. Tente avaliar seus posicionamentos e reler antes de postar algum desabafo em rede social

3. Beleza não se põe à mesa

Você tem todo o direito de ficar orgulhoso de seus músculos saltados e de seu corpo sarado, mas não precisa ficar exibindo isso a todo momento nas redes sociais, principalmente vestindo pouca roupa, ou o que é muito pior – nenhuma roupa.

Procure evitar completamente esse tipo de exposição, que pode deturpar sua imagem pessoal e até mesmo dentro da empresa onde trabalha.

4. Não assassine o português

Escrever com muitos erros grosseiros de português é uma mancha desnecessária no seu currículo. Por melhor profissional que você seja, será difícil conter o sorriso – e a desaprovação – ao ler em algum dos seus posts: “a gente estivemos”, ou “tinha menas pessoas”. Lembre-se: redes sociais são páginas vistas por dezenas de pessoas e, por isso, é necessário tomar cuidado com a gramática, a concordância e a coerência, para evitar ser julgado por erros cometidos neste ambiente virtual.

5. Tem necessidade disso?

Fotos de animais maltratados, infinitos convites para jogos, piadas grosseiras sobre qualquer assunto, correntes de oração: essas coisas são pura poluição visual, deixando quem propaga esse tipo de coisa muito malvisto online.  Pior: alguns desses links podem ser spam ou até mesmo vírus. Leia tudo com calma e cheque a veracidade das informações antes de compartilhar.

Por outro lado, informações realmente relevantes, com informações que podem ajudar a quem lê, são sempre muito bem-vindas. Você também pode compartilhar suas músicas favoritas, poesias etc. Tudo com moderação e bom senso – coisas que as vezes fazem falta nas redes sociais.

E você, acha que as redes sociais são uma ferramenta importante para a sua imagem profissional? Deixe sua opinião nos comentários!