Como é ser Trainee em uma gigante internacional de tecnologia?

17 Nov 2016 Autor: Luiz Cascaldi • Categoria: Trainees na Prática


A SAP é líder no ramo de softwares empresariais, ajudando as organizações a gerir informações e criar novas oportunidades. Além de ser uma empresa de renome internacional, o Programa SAP Academy se destaca entre as diversas opções de Trainee, já que conta com treinamentos na Califórnia e a oportunidade de construir uma carreira e networking internacional.

Para saber mais, conversamos com a Fernanda Vicente, Trainee da área de Presales que compartilhou diversos detalhes acerca de sua experiência no Programa SAP Academy. Confira!

 

MyTrainee: Olá Fernanda, compartilhe com a gente um pouco da sua trajetória universitária e profissional.

Fernanda: Olá, meu nome é Fernanda Vicente e tenho 22 anos, me formei em dezembro de 2016 em Relações Internacionais pela Fundação Santo André, na época de faculdade passei um período trabalhando como monitora de inglês em uma rede de escola de idiomas e posteriormente passei no programa de estágio da SAP onde pude trabalhar na área de treinamentos internos e posteriormente fiz quase 1 ano de estágio na área de Pré-Vendas. Entre março de 2015 e fevereiro de 2016 trabalhei como consultora júnior de SAP para a entrega de obrigações fiscais pelo sistema SPED do Governo.

 

MyTrainee: Como foi seu processo de preparação para o programa e os maiores desafios para alcançar essa meta?

Fernanda: O maior desafio sem dúvidas como em qualquer processo seletivo é a espera. Felizmente, por já ter tido o estágio na SAP sei que é uma empresa que dá a resposta aos candidatos, seja negativa ou positiva. A minha preparação foi focar na cultura da empresa e pesquisar o que é esperado de nós que estamos entrando agora no mercado de trabalho. Claro que já ter tido a experiência na empresa e na área me ajudou muito, mas acho que o que me fez ser chamada de volta foi a vontade de aprender e estar aberta às sugestões, às críticas e querer me desenvolver profissionalmente, além da vontade que tinha de passar nesse programa. Acho que ficou muito claro como esse era o meu maior objetivo profissional e a minha maior conquista até hoje! Mostrar que você acredita na empresa e que ali é onde você quer estar definitivamente ajuda em qualquer processo!

 

MyTrainee: Por que você escolheu a SAP? Quais foram as possibilidades de desenvolvimento que influenciaram na sua decisão?

Fernanda: A SAP está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil e estão investindo fortemente em novos talentos, isso mostra que a empresa vê valor de verdade em nós. Além disso, você está todos os dias conectado com as últimas inovações, precisa entender do mercado e estar atualizado, além de ter sempre alguém para te ajudar e te apoiar, o time é muito proativo com isso e, para pessoas que como eu, não se adaptam muito bem à rotina, os dias aqui são sempre um diferente do outro.

 

MyTrainee: O Programa SAP Academy conta com um período de treinamento na Califórnia. Como foi essa experiência e qual o seu maior aprendizado?

Fernanda: No caso de Pré-Vendas passei 6 meses na cidade de Dublin (sim, Dublin na Califórnia haha, fica à 40 min de São Francisco) e acho que o aprendizado vem em duas etapas:

A primeira é pessoal, na minha turma éramos 49 pessoas de 27 países diferentes e acho que esse choque cultural faz você crescer muito pessoalmente, passamos 6 meses juntos, trabalhando, morando, viajando e você acaba criando uma família internacional, agora depois do programa estamos marcando de nos encontrar e sempre nos falamos, isso não tem preço!

A segunda, que acredito que é responsável pelo maior aprendizado profissional, é o fato de estarmos em uma academia onde eles nos ensinam tudo aquilo de mais novo no mercado e trazem os maiores especialistas da SAP no mundo inteiro para nos dar aula e nos ensinar. As pessoas que criam toda aquela inovação que vemos no dia a dia, além da responsabilidade, temos avaliação praticamente toda semana, com nota e tudo, e podemos ser reprovados sim! Mas temos total apoio de nossos gerentes e diretores para ver onde precisamos aprimorar e quais são nossos pontos fortes que precisamos exaltar em qualquer contato com o cliente.

 

MyTrainee: Em poucas palavras, como você descreve a cultura da SAP e qual o aspecto que você mais gosta dessa cultura?

Fernanda: A SAP busca melhorar a vida das pessoas e em tudo que faz. Tecnologias, ações, é gratificante participar de tudo isso trabalhando em uma gigante como a SAP. Os gerentes acreditam no seu potencial e você tem acesso a todas as ferramentas que precisa para ter sucesso.

 

MyTrainee: Você está alocada na área de Presales. Quais as principais diferenças entre Presales e Sales, e qual o contexto e desafios da sua área hoje?

Fernanda: A área de Presales é uma parte mais técnica da área comercial, mas como vê, eu não tenho nenhum background de tecnologia, nós falamos que é a área técnica porque somos responsáveis por demonstrar a solução e de trazer valor real para o cliente. Como simplificamos seu processo? Como diminuímos seus gastos com a infraestrutura? Como usar a tecnologia para aumentar a sua receita? São essas perguntas que Presales (Pré-Vendas) precisa responder junto com todo um time de suporte às vendas.

A área de Sales (Vendas) já trata muito mais da parte comercial, negócio, relacionamento com o cliente mesmo, e são chamados de gerentes de conta por trabalhar com o cliente do início ao fim do ciclo de vendas. Presales entra quando a oportunidade já existe e mostra para o cliente porque a SAP é a melhor opção.

 

MyTrainee: Qual a dica para quem quer participar do processo seletivo deste ano?

Fernanda: Mostrar paixão, mostrar que você sabe o que quer e sabe para o que está ali. Ficamos inseguros e com medo sim, mas é pensar que aquela pode ser (e é, haha) a oportunidade que pode mudar a sua vida. Mas acima de tudo, a SAP valoriza pessoas que reconhecem seus valores e ao mesmo tempo sabe que tem muito a aprender com os outros, então, acho que é mostrar isso, ter vontade de aprender, de se desenvolver, de inovar e estar aberto o tempo todo à novas ideias!

  

As inscrições para o Programa SAP Academy 2017 estão abertas até dia 21/11. Participe!