9 tipos de inteligência: Descubra o seu!

04 Oct 2018 Autor: Juliana Bortoletto • Categoria: Prepare-se


Tem uma frase de Einstein que diz que se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir em uma árvore, ele vai passar o resto da vida se achando estúpido. Isso não é papo de auto ajuda não. Todo mundo é inteligente, só é preciso descobrir qual o seu tipo de inteligência.

 

think tv land GIF by #Impastor

 

Segundo Howard Gardner, psicólogo autor dessa teoria, existem ao todo sete tipos de inteligência e todas as pessoas têm um pouco das sete dentro de si. No entanto, cada pessoa tem um desses tipos mais desenvolvido e que se sobrepõe sobre os outros. Vamos ver se você consegue identificar facilmente o seu.

  1. Inteligência Linguística

Encontrar as palavras certas para se expressar

 

Se você é um tagaralinha profissional, talvez essa seja a sua inteligência que se destaca. Quem tem muita facilidade de se expressar, tanto na escrita quanto na oratória, também sabe escutar muito bem, tendo sensibilidade pra entender vários pontos de vista e isso requer também um alto nível de atenção.

 

 

  1. Inteligência Lógica

Fazer e provar quantificações e hipóteses.

Se você zera o jogo da memória, isso pode ser um alerta para sua inteligência logico-matemática. Além de ter grande habilidade com números em geral, essas pessoas tem facilidade para resolver problemas complexos, destrinchando-os em partes menores e assim resolver probleminhas em vez de problemões. Uma característica dessa turminha, é que elas são organizadas e disciplinadas.

 

  1. Inteligência Motora

Coordenar sua mente e seu corpo

Pensa que pra se mexer não precisa pensar? Sim e não, nossos movimentos são aprendidos e nossa sensação é de que nem precisamos pensar pra fazer tudo que a gente faz, mas as pessoas com esse tipo de inteligência aflorada têm uma noção espantosa de espaço, distância e profundidade. Têm um controle sobre o corpo maior que o normal, sendo capazes de realizar movimentos complexos, graciosos ou  fortes com enorme precisão e facilidade.

 

  1. Inteligência Espacial

Ver o mundo em 3D

Esse tipo de inteligência se relaciona com a capacidade que a pessoa tem para lidar com aspectos como cor, linha, forma, figura, espaço e a relação que existe entre eles. Com grande habilidade pra criação, as pessoas com tendência espacial acentuada tendem a pensar em imagens e fotografias, visualizá-las ou desenhá-las. Inteligência espacial não é só fazer baliza, ok?!

 

  1. Inteligência Musical

Diferenciar sons, ritmos, tons e timbres.

É um dos tipos mais raros de inteligência. E vamos com calma aqui porque não é só porque você faz a Beyoncé no caminho para o trabalho que você é musicalmente inteligente. O lance aqui é profundo e tem a ver com conseguir identificar e distinguir diferentes padrões e notas musicais. Eles conseguem ouvir e processar sons além do que a maioria das pessoas consegue, sendo capazes também de criar novas músicas e harmonias inéditas. É como se conseguissem “enxergar” através dos sons.

 

  1. Inteligência Interpessoal

Entender os objetivos e os desejos das pessoas

Esse tipo de inteligência é comumente encontrado em líderes natos, porque eles são capazes também de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas, organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto. essoas com este perfil de inteligência são extremamente ativas e em geral causam uma grande admiração nos outros. São os líderes práticos, aqueles que chamam a responsabilidade para si. Eles são calmos, diretos e têm uma enorme capacidade para convencer o outro a fazer tudo o que acharem conveniente.

 

  1. Inteligência Intrapessoal

Entender os sentimentos e as motivações das pessoas

Ter empatia também é um tipo raro de inteligência relacionado à liderança. Quem desenvolve a inteligência intrapessoal tem uma enorme facilidade para entender o que as pessoas pensam e sentem. De um jeito mais passivo, a liderança do estilo intrapessoal está ligado ao carisma e influencia e não necessariamente a ideia e ações.

 

  1. Inteligência Naturalista

Consciência ambiental e dos elementos da natureza

Esse tipo de inteligência reflete o ato de observar os aspectos da flora, da fauna do ambiente natural e sua essência. Os profissionais com esse tipo de inteligência aflorada, tem a sensibilidade para entender as leis do mundo natural, inclusive, para compreender a inserção do ser humano no ecossistema.

 

  1. Inteligência Existencial

Entender aspectos abstratos sobre a existência humana.

Inteligencia existencial é a capacidade de refletir sobre aspectos profundos da existência humana. Ponderar sobre a vida, a morte, seu sentido e suas crenças.

 

Todo mundo é inteligente ao seu modo, com uma ou mais inteligência aflorada. É importante perceber e se conhecer a ponto de saber dar vazão à essas sabedorias e explorar ao máximo seu potencial em cima daquilo que você é bom.

Demoro pra abandonar os testes de Q.I né?!