5 dicas para criar um currículo imbatível

10 Mar 2014 Autor: Jéssica Lopes • Categoria: Currículo


O currículo é responsável pela primeira impressão que o candidato dá a empresa onde deseja trabalhar. Por isso, ele deve ser bem construído e precisa conter as principais informações sobre sua trajetória profissional até o momento. Lembre-se que ele o primeiro filtro do processo seletivo, sendo responsável por decidir se você está apto ou não para realizar as fases seguintes.

Este documento é crucial para você chamar a atenção do recrutador. Pensando nisso, a Seja Trainee resolveu dar algumas dicas para auxiliar a construção seu currículo!

1. Sem enrolação
Imagine que para uma vaga divulgada, recebe-se uma infinidade de currículos, e cabe ao recrutador fazer um filtro inicial, selecionando os candidatos que passarão para as fases seguintes.
Para que seu currículo não passe despercebido, evite escrever muitas páginas, textos longos e detalhes desnecessários.
O currículo é seu cartão de visitas, onde o recrutador busca conhecê-lo rapidamente. Busque ser objetivo em suas descrições, use palavras chaves para contar suas experiências e dê destaque aos pontos que julgar mais importantes.

2. Organize suas informações
Seu currículo deve passar informações importantes em pouco tempo e espaço, por isso invista na organização! O ideal é que o formato seja clean, bem estruturado, com espaçamento e fonte padrão, bullet points, seguindo uma ordem que faça sentido para o leitor.

3. Coloque o que realmente importa
Tendo em vista que o currículo é um cartão de visitas, lembre-se de que você não precisa contar sobre toda sua vida nesse momento. Garanta que o recrutador capte suas principais experiências e competências.  Você terá outras oportunidades para contar sobre outras experiências durante o processo.

Para selecionar o que deve ou não colocar, vale a pena refletir sobre:
– Qual a vaga para qual você está concorrendo?
– Quais experiências são relevantes e expressam seu potencial para desempenhar as atividades descritas para a vaga?

 4- Não seja repetitivo
Como dissemos, é importante que o currículo seja assertivo em seu objetivo principal: passar informações sobre sua trajetória profissional. Não repita informações, já que isso pode tirar informação de quem o lê.
Garanta que o espaço seja usado da melhor forma possível e que você consiga passar sua experiência de forma clara e objetiva.

5. Com a sua cara
Para cada vaga, revise seu currículo e garanta que as informações de cursos extracurriculares e experiências estão de acordo com a vaga e pré-requisitos.   Para isso, volte ao exercício proposto no item 3. Reflita sobre suas experiências, sejam elas profissionais ou acadêmicas, e garanta que seu currículo se destaque, e mostre seu potencial para a vaga.