48 horas pra mudar de trampo

19 Mar 2018 Autor: Juliana Bortoletto • Categoria: Prepare-se


Ninguém gosta do processo que é achar um trabalho novo, mas e se gente te contasse que tem uns atalhos pra conseguir aquela vaguinha de um jeito mais fácil? A consultora de carreira americana Jaime Petkanics escreveu um texto com várias dicas pra você encontrar um emprego em menos de 48 horas. Vem dar uma olhada:

 

Todos nós já passamos por isso. Você fica adiando aquela decisão de dar uma atualizada no seu CV e alimentar a sua conta do Linkedin, esqueceu sua senha naquele site de vagas, e odeia o fato de pensar que vai ter que ficar procurando um job online. No fundo, você sabe que hora de sair do seu trabalho, mas você continua nele porque sabe que começar essa busca é exaustivo.

Talvez você precise sentar para ouvir isso.

Apesar das suas experiências passadas te dizerem o contrário, achar um novo emprego não precisa ser tão longo e cansativo assim. Quer ver?

Separe um tempo e vamos arrancar logo esse band-aid. Vamos te mostrar como é possível achar um emprego em 48 horas.

 

  1. Agende um café ou um almoço com três pessoas que você confia para te aconselhar profissionalmente.

good morning help GIF by Satisfied Customer

Às vezes, a primeira coisa para achar um novo trampo é falar isso em voz alta. Separe esse fim de semana para sair com pessoas que você confia para te aconselhar nessa área. Conte para eles que você está pensando em ir atrás de novas oportunidades e exponha qualquer preocupação que você tenha a respeito disso. Pergunte como eles descreveriam você como profissional e use isso pra atualizar seu currículo.

Outra coisa legal dessas “reuniões” é que eles podem ver oportunidades onde você ainda não conseguiu enxergar. Entenda com eles o que seria uma boa jogada pra você. Obvio, que sua intuição vale mais, caso você já tenha noção do que quer e qual mercado explorar, mas talvez uma nova perspectiva possa ajudar.

 

        2. Tente esse mantra: Pare de reclamar e comece a procurar!

A maioria de nós tem o mesmo hábito quando não estamos satisfeitos com nossos empregos: junta os amigos para uma sessão de desabafo!

Quando alguém perguntar pra você como está o trabalho e se você ainda tá na empresa x, em vez de soltar as reclamações sobre as coisas que você não concorda mais, monte um discurso, como esse abaixo:

“Sim, eu ainda estou como [cargo] na [empresa]. Tá indo tudo bem e eu amo fazer xpto coisas mas eu estou pensando que talvez seja a hora de novos desafios. Estou procurando me aplicar para [departamento] em empresas tipo [empresa desejável]”.

E agora a parte mais importante

“Se acontecer de você conhecer alguém que esteja procurando por profissionais pra essa vaga, por favor, me avise”.

Você nunca sabe quem as pessoas podem conhecer por aí nesse mundão corporativo, então, resista a vontade de sentar o pau no seu trampo e comece a olhar para o futuro.

 

3. Atualize seu currículo sempre

resume smile GIF by Product Hunt

 

Obviamente, antes de começar qualquer tipo de procura por um novo trampo, você precisa deixar seu CV no brilho. Para muitas pessoas essa é a pior parte porque parece que leva muito tempo e você nunca sabe como colocar as informações certas.

Então, pra começo de conversa separa uma hora e siga os passos abaixo. Os recrutadores só olham o cv durante 5 segundos, pois é 5 segundos, então é melhor caprichar na 1ª impressão.

 

Passo 1. Faça uma lista esmiuçada sobre todas as suas atividades do seu trabalho atual. Não se preocupe com as palavras que vai usar, mas lembre-se de colocar todas as suas atividades.

Passo 2. De todas as suas tarefas, classifique 4 delas com estrelas. Elas têm que ser relevantes para o tipo de trabalho que você está procurando. Se você não tem ideia do que colocar, ache algumas vagas que são do seu interesse e veja quais são os pré-requisitos e a partir disso, monte o seu CV.

Passo 3. Transforme os textos em tópicos. O importante é que essa parte consiga resumir o valor daquela tarefa.

Passo 4. Revise! Não dá pra ter um cv com erros né?

Passo 5. Formato: as aparências importam sim! A fonte tem que ser legível e o documento tem que ser fácil de entender. Certifique-se que não tenha nada que pareça desleixado e inconsistente e depois salve o documento em PDF.

Uma hora depois eu seu CV está pronto pra ser disparado pelo mercado. Mas antes, envie par um daqueles amigos que você se encontrou para que eles possam dar uma olhada e uma opinião de fora sobre o seu currículo.

 

4. Aprimore suas buscas

John Travolta Bolo Tie GIF

A coisa boa de toda essa tecnologia que temos hoje disponível é que as coisas se tornam muito menos manuais. Existem diversas plataformas online hoje, além do Linkedin, especializadas em vagas de trabalho. Acione um alerta para a posição que você deseja e se joga nessa.

Quando você achar a vaga que é seu Match se aplica, e vão ter várias vagas assim. Não se preocupe com o número. Você não precisa e nem deveria se candidatar a tudo mas estipule uma meta semanal.

Não se trata de começar e terminar em dois dias com um emprego novo na mão. A questão é deixar tudo menos exaustivo e negativo. 🙂

Bora começar?