3 ferramentas para se organizar nos processos seletivos

30 Jun 2016 Autor: Juliana Maffia • Categoria: Etapas Online


Se organizar para os processos é essencial para mandar bem e nós selecionamos as ferramentas gratuitas que vão ajudar vocês!

Está chegando a “alta sazonalidade” dos processos seletivos, são dezenas de empresas com processos seletivos abertos e a chance de se perder nas datas de etapas, informações sobre cada programa, pré-requisitos, é grande. Por isso, selecionamos 5 ferramentas para ajudar vocês a se organizarem!

Chega de deixar passar data de inscrição, ir para o endereço errado em uma dinâmica, ou confundir a história das empresas.

– Planilha – A planilha é ótima para as pessoas que gostem (e precisam) se organizar. Os candidatos que usam planilha se aproveitam de todos os recursos: filtros, fórmulas, cores e fontes para elaborar uma planilha estratégica.

A ideia aqui é fazer um filtro baseado em fatos e preferências. As categorias observadas dependem de cada candidato, mas a criadora garante que o método é bem funcional e que ajuda até a organizar as datas e etapas de processos.

– Redes sociais – use a internet a seu favor e faça networking. Busque informações com quem já passou por vários processos seletivos e trabalham na empresa. E partir daí o candidato busca conhecer e aprender com ferramentas comportamentais que eles precisaram utilizar nos processos. Com isso, me sinto mais calmo e preparado para participar dos processos seletivos.

Grupo Eu vou ser Trainee e Trainee Brasil (Facebook):  os dois maiores grupos sobre processos seletivos de trainee são uma ótima forma de conhecer este universo. Troque figurinha com outros candidatos, fique atualizado com os processos abertos e até converse com alguns profissionais de RH (que as vezes participam destes grupos).

“Sempre interajo com a galera que está no grupo e está passando pelo mesmo que eu”

Evernote: você já pensou em “colecionar” informações sobre cada uma das empresas em que está inscrito? Usando o Evernote, você pode separar em pastas, artigos, conteúdos e informações sobre cada empresa que te chamou a atenção. É uma boa forma de estudar de forma mais organizada.

Google Agenda (ou qualquer outra agenda online): use e abuse das agendas encontradas nas ferramentas de email (gmail, outlook, yahoo – todos têm!). Se você já tem datas das etapas online e presencial – anote TODAS as datas em uma agenda online. Isso vai ajudar você a não perder um deadline ou marcar mais de uma dinâmica em um mesmo dia!

Quais outras ferramentas você usa para se organizar durante os processos seletivos? Mande para a gente!